26/12/11

MATAMÁ – CASTELÕES 4-0

Taça Cidade Berço-1ª Eliminatória



Campo: Matamá


Árbitro: António Araújo


Árbitros Assistentes: Anselmo Fernandes e Sabino Vilar




MATAMÁ: Sérgio; Ricardo, Hélder (Samu ao int.), Joel (Vítinha ao int.) e Hugo; Daniel, Manuel Silva (Bruno ao int.) e Filipe; Vítor Hugo (Miranda ao int.), Miguel (Carneiro 63) e Ari.


Treinador: Fontão




CASTELÕES: Zeca; Moreira, Vassoura, Hugo e Rebelo (André 60); Vale, Vítor e Jaime; Mad (Pika ao int.), Baia (Pedro 72) e Jorginho (Zé Vieira 72).


Treinador: Tino Afonseca




Ao intervalo: 3-0


Golos: 1-0 por Hugo (20), 2-0 por Daniel (27), 3-0 por Vítor Hugo (40) e 4-0 por Daniel (77).


Disciplina: cartão amarelo a Hélder (20), Joel (35), Hugo (37), Daniel Silva (40), Sérgio (58), Hugo 60), Daniel (69) e Ari (80).




Todos os jogos referentes à primeira eliminatória da Taça Cidade Berço estavam agendados para a véspera de Natal, mas como uns foram antecipados e outros adiados para 2012, só se realizou este.


Se calhar não foi por acaso que os responsáveis do futebol popular vimaranense calendarizaram jogos para este dia, quando nenhum outro futebol o fez. A quadra natalícia é por definição a festa da família e o futebol popular è o chamado futebol das aldeias e por inerência o futebol das famílias, estará aqui a razão para a marcação dos jogos para este dia. Também è sabido que è nos meios rurais, onde estão implantadas quase todas a equipas do futebol popular, que esta tradição ancestral ainda è levada a sério e as famílias continuam a reunir-se para a ceia de Natal. O Matamá e Castelões, fizeram questão de cumprir o calendário, reunindo as famílias adeptas num jogo de futebol, que cujo trofeu tem o nome da Cidade Berço da Nacionalidade e Património Mundial da Humanidade. Uma espécie de dois em um, juntando-se, por antecipação, ao GUIMARÃES 2012 CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA.


O Matamá tem fortes tradições nesta competição, venceu a primeira, nos primórdios da AFPG, é detentor do trofeu da época passada e com este resultado tem o campo aberto para repetir a proeza.


O Castelões tem uma equipa recheada de jovens promissores, mas demasiado ingénuos para competir com uma equipa com jogadores experientes e bons de bola, que não é por acaso que lideram o campeonato da segunda divisão, com argumentos para militar no primeiro escalão. Regista-se a forma como os jovens de Tino Afonseca entram no jogo, atuando sempre de peito aberto com o seu adversário, sem preocupações defensivas e, dessa forma, o espetáculo saiu valorizado. Foram eles que conseguiram os primeiros cantos da partida, mas sem criar grandes embaraços ao guardião Sérgio. A equipa da casa servindo-se da sua matreirice, aproveitava o adiantamento dos homens de Castelões e sempre que ia à baliza de Zeca marcava golo. Ao intervalo venciam por 3-0 e tinham o jogo na mão. Golos de Hugo (20’), Daniel (27) e Vítor Hugo (40’).


Com o resultado da eliminatória consumado, o Fontão fez quatro substituições para a segunda parte e o Castelões equilibrou em alguns momentos da partida, o espetáculo agradeceu, mas não conseguiu marcar. A formação caseira ainda aumentou a vantagem (77’), novamente por Daniel que estava em tarde de pé quente. Um bom espetáculo de futebol valorizado pela correção das duas equipas (é Natal), onde se aleou a equipa de arbitragem que realizou um bom trabalha e não ficou mal na fotografia de família.




Fontão-treinador do Matamá


“O número de golos pode dar a ideia de ter sido um jogo fácil mas não há jogos fáceis e este apresentou as mesmas dificuldades dos outros que já disputamos. A minha equipa é que o tornou fácil, trabalhou bem, foi séria e respeitou sempre o adversário. Penso que mais golo menos golo o resultado é inteiramente justo, criamos muitas mais oportunidades para marcar, principalmente na primeira parte e, que me lembre, eles não criaram uma única que pusesse em perigo a nossa baliza. Queria deixar uma mensagem de feliz Natal para os adeptos do Matamá, que aconteça tudo de bom, que as famílias se consigam juntar para comemorar mais um Natal com alegria”.




Tino Afonseca-treinador do Castelões


“Já estava a contar com dificuldades, porque a minha equipa é muito jovem, sem experiencia e ainda em formação. Do outro lado estava uma equipa madura, recheada de bons jogadores e muito experiente, que sabe aproveitar muito bem os erros do adversário, foi o que aconteceu na primeira parte. Foram três vezes à nossa baliza, marcara três golos e resolveram o jogo. Contudo na segunda parte não baixamos os braços, demos o máximo, não marcamos mas os meus jogadores estão de parabéns pela forma como tentaram contornar as dificuldades. Quero deixar um voto de boas festas às gentes de Castelões, que continuem a apoiar-nos porque estamos a crescer.”

Sem comentários: